fbpx

Últimas Notícias

Perguntas e respostas sobre a atual fase de vacinação no ES

Quem pode se vacinar? Qual o intervalo das aplicações? O Portal ES360 preparou um grande tira-dúvidas sobre o assunto

Publicado

em

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra a covid-19 no ES. Foto: André Sobral

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra a covid-19 no ES. Foto: André Sobral

O novo coronavírus já infectou mais de 577 mil pessoas em todo o Espírito Santo. Destas, pelo menos 12.448 morreram em decorrência da doença. E para evitar novas contaminações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem adaptado constantemente suas estratégias de imunização. Mas quem pode se vacinar hoje no estado? Qual o intervalo das aplicações das doses? Para responder a essas e outras perguntas, o Portal ES360 preparou um grande tira-dúvidas sobre o assunto. Confira!

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Qual a idade mínima de vacinação no Espírito Santo?

Jovens a partir de 12 anos já podem ser vacinados no estado. Na última terça-feira (14), a Sesa autorizou os municípios capixabas a iniciarem a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. Em um primeiro momento, foram beneficiados apenas os jovens com comorbidades, com alguma deficiência permanente, gestantes, puérperas, lactantes e aqueles privados de liberdade. Durante a semana, no entanto, todos os adolescentes de 12 a 17 anos, incluindo aqueles sem comorbidades, foram incluídos no cronograma. O anúncio do secretário da Saúde, Nésio Fernandes, foi publicado em seu Twitter, no último domingo (19).

O que é a dose de reforço e quem pode receber a vacina?

O reforço nada mais é que a aplicação de uma terceira dose do imunizante. No Espírito Santo, ela foi autorizada a partir da segunda semana de setembro para idosos acima de 70 anos que haviam completado o esquema vacinal (primeira e segunda dose) há mais de seis meses e pessoas imunossuprimidas com intervalo de pelo menos 28 dias da aplicação da segunda dose. Desde o dia 14, no entanto, a Sesa já alterou esse cronograma. aram a ser contempladas as pessoas com 60 ou mais e o intervalo de aplicação diminuiu de seis meses para cinco meses.

A dose de reforço deve ser a mesma vacina utilizada no esquema vacinal?

Não. O reforço deve ser aplicado independentemente do imunizante recebido durante o esquema vacinal. A Sesa, no entanto, reforça que vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, aquelas da plataforma RNA mensageiro (Pfizer/BioNTech) ou, de maneira alternativa, vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

E quanto ao intervalo da segunda dose das vacinas?

No Espírito Santo, a Sesa reduziu a antecipação do esquema vacinal apenas dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. No início, o intervalo da aplicação entre a primeira e a segunda dose era de 12 semanas. Hoje, o tempo é de 10 semanas. Já as pessoas vacinadas com a Coronavac devem respeitar o intervalo de 28 dias. Portanto, confira seu cartão de vacinação.

Dez cidades do ES vão vacinar sem agendamento

Nesta segunda (20), a Sesa anunciou que até a primeira quinzena de outubro abrirá pontos de vacinação sem agendamento em locais de grande circulação de pessoas como shoppings, terminais de ônibus e rodoviárias. Até o momento, 10 municípios capixabas já confirmaram interesse pela estratégia: Vila Velha, Cariacica, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Baixo Guandu, Jaguaré, Sooretama e Governador Lindenberg. A data de lançamento e a localização exata desses pontos, no entanto, ainda não foram definidas.