TV Capixaba
Assista aos destaques desta terça-feira do EStúdio 360
Andressa Missio e Antonio Carlos Leite, o KK, apresentam o EStúdio 360 de segunda a sexta-feira, a partir das 12 horas
Nesta segunda-feira (21) foi lançada a formação avançada do programa Qualificar ES. As primeiras vagas estão abertas a partir de hoje (22). São sete programas de cursos, podem participar pessoas acima de 14 anos de idade, com noções básicas de informática, o à internet e que residam no Espírito Santo. 21 mil capixabas devem ser beneficiados na primeira oferta pública, e outras 56 mil ao longo dos próximos dois anos. Ricardo Pessanha, secretário de estado de Inovação e Desenvolvimento, explica como funcionam os cursos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pesquisadores desenvolveram uma prótese robótica de perna, com joelho e pé, capaz de realizar movimentos para pessoas que sofreram amputações. Segundo a Sociedade brasileira de angiologia e cirurgia vascular, aa última década, o Brasil registrou 246 mil casos de amputações de membros inferiores. A prótese promete ajudar essas pessoas em atividades da rotina, como caminhar e até subir escadas. A ideia é melhorar a vida do usuário, a um custo ível. O professor do departamento de engenharia mecânica da Ufes e coordenador do projeto Raphael Andrade fala sobre a tecnologia e os desafios para torná-la ível ao público.
O Espírito Santo está perto de bater recorde de afogamentos. No estado, do início do ano até o mês de novembro, 134 pessoas morreram em praias, rios, lagoas e piscinas. Esse é um aumento de 19% nas ocorrências, se comparado ao mesmo período de 2021. E com a aproximação do verão, é necessário ficar ainda mais atento, para evitar acidentes. A capitã Gabriela, do Corpo de Bombeiros, oferece dicas sobre os cuidados necessários.
Uma das maiores feiras de artesanato começa nesta sexta-feira (25). Serão mais de 600 expositores representando 18 cidades brasileiras no evento. A ArteSanto chega em sua edição comemorativa de dez anos e segue até dia 04 de dezembro. A entrada do evento será gratuita e solidária, e irá arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados a instituições capixabas. Juliano Nogueira, gerente de artesanato da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), e Andreza Pessini, artesã e presidente da Associação de Artesãos Capixabisse, fornecem mais detalhes sobre o que esperar do evento.
Assista
