Solidariedade
Vale dos Ornitorrincos: projeto promove capacitação de jovens de Colatina
Wilson Talhati, – conhecido como Pepê -, 45 anos, acolhe meninos e meninas que buscam capacitação profissional, desenvolvimento de habilidades e competências para empreender
O projeto social Vale dos Ornitorrincos, de Colatina, há 3 anos tem transformado a vida de jovens a partir de 15 anos em situação de vulnerabilidade social e emocional. Wilson Talhati, – conhecido como Pepê -, 45 anos, acolhe meninos e meninas que buscam capacitação profissional, desenvolvimento de habilidades e competências para empreender e crescer no mercado de trabalho. A ênfase do projeto é fortalecer o lado humano, social e colaborativo dessa geração.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para Talhati, a falta de interesse e comprometimento impossibilita a permanência de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, e para combater essa realidade o Vale dos Ornitorrincos estende a mão ao jovem que quer conquistar o seu espaço. Além de capacidades técnicas, eles também precisam desenvolver habilidades de relacionamento, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos, gerenciamento de emoções e construção de parcerias.
“Há uns anos, convivi com um jovem que eu trouxe do Rio de Janeiro para trabalhar comigo. Foi quando eu percebi que esse rapaz tinha muita habilidade com a tecnologia. O que ele aprendeu em uma semana, tem gente que leva cinco anos. Por outro lado, ele não sabia ferver uma água. Foi quando sentei ao lado dele e me propus a ouvir a sua história e me atentei que essa geração de jovem está muito conectada, mas não sabe muitas vezes o básico, sequer sabe se relacionar em casa”, lembrou Talhati.
Dessa necessidade identificada nos jovens, surgiu o Vale dos Ornitorrincos. Talhati que já estava no mercado de transformação digital, viu a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitos meninos e meninas por meio não só da capacitação em vendas, mas também promover um conhecimento em áreas como atendimento ao cliente, desenvolvimento da oratória, inglês em nível business, saúde do corpo e da mente, consciência ambiental e marketing digital.
Por meio de oficinas práticas, eles vivem a realidade do funcionamento de uma empresa, executando as tarefas dentro de ambientes simulados, voltados à inovação, desenvolvendo a capacidade de trabalhar em equipe e liderança através da autogestão e rodízio de cargos. A ideia é formar mais do que apenas mão de obra, o objetivo é capacitar o cidadão do futuro e atender a maior demanda do mercado: a transformação digital.
“Estamos vendo uma geração que não conversa, que só fica conectada. Muitos mal sabem cozinhar. Quando identifiquei esse desafio, conversei com esse jovem e me propus a ajudá-lo, a capacitá-lo. Eu só cobrei interesse da parte dele. Ensinei a cozinhar, mostrei a importância da atividade física, ensinei sobre finanças. Depois, vieram outros jovens, e quem aprende, se torna monitor dos novatos. Eles aprendem e ensinam”, explicou Talhati.
Além das oficinas, os jovens são impulsionados a buscarem formas novas de se comunicarem. Todo sábado é dia de ação social. É quando os meninos e meninas se unem para promover o bem a comunidade. O Vale dos Ornitorrincos se une também a projetos sociais, como o Cesta Solidária, onde contribuem com as ações já existentes. Na Páscoa, foram chocolates, confeccionados 400 ovos, que foram distribuídos no município.
Nas redes sociais do Vale dos Ornitorrincos, o que não falta é depoimento de mães orgulhosas e até mesmo jovens transformados. Entre elas, está a Ana Lúcia, mãe do Davi, que se emociona ao lembrar de como o filho era retraído em casa e desatento na escola. Por meio de um amigo, o menino de 17 anos entrou para o projeto e já tem tido grandes mudanças. Hoje, ele levanta às 4h30 para pedalar, vai para a escola e ainda tem as atividades do projeto.
Assim como Ana Lúcia, tem outros tutores que estão extremamente agradecidos pelo trabalho de toda equipe do Vale dos Ornitorrincos. Agora, Talhati busca parcerias com o poder público municipal ou empresários para que, em junho, as inscrições sejam abertas para novas turmas. Quem quiser, pode acompanhar o Instagram do Vale dos Ornitorrincos para ficarem atentos às vagas.
Ver essa foto no Instagram
