fbpx

Mundo

Terremoto deixa mortos e feridos na Indonésia

O epicentro foi a seis quilômetros a nordeste de Majene, a uma profundidade de 10km. Milhares de residentes fugiram de suas casas

Publicado

em

Pelo menos três pessoas morreram e 24 ficaram feridas depois que um terremoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, disse a agência de mitigação de desastres do país em um comunicado na sexta-feira, 15 (horário local, noite de quinta-feira, 14, no Brasil).

O epicentro do terremoto foi a seis quilômetros a nordeste de Majene, a uma profundidade de 10 quilômetros. Milhares de residentes fugiram de suas casas em busca de segurança após o terremoto, disse o comunicado. A agência de mitigação de desastres disse que um hotel e o gabinete do governador foram severamente danificados. Autoridades indonésias disseram que ainda estão coletando informações de áreas devastadas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em um vídeo divulgado pela Agência Nacional de Mitigação de Desastres, uma menina presa nos destroços de uma casa grita por ajuda e diz que sua mãe está viva, mas não consegue se mexer. “Por favor, me ajudem, está doendo”, disse a garota à equipe de resgate, que usa uma escavadeira para salvá-las.

As emissoras de TV relataram que o terremoto danificou parte de um hospital, forçando a transferência de pacientes para uma barraca de emergência. Outro vídeo mostra um pai chorando e pedindo ajuda às pessoas para salvar seus filhos, enterrados sob toneladas de escombros de sua casa. “Meus filhos lá…eles estão presos lá dentro, por favor ajude”, grita o homem em pânico.

Cerca de 2 mil pessoas deslocadas foram levadas a vários abrigos temporários. Pelo menos 62 casas, um centro de saúde público e um escritório militar foram danificados em Mamuju e deslizamentos de terra ocorreram em três locais e bloquearam uma estrada principal que conectava Mamuju ao distrito de Majene, disse Raditya Jati, porta-voz da agência de desastres.

Na quinta-feira, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu o fundo do mar na mesma região, danificando várias casas, mas sem causar vítimas aparentes.

A Indonésia, um vasto arquipélago de 260 milhões de habitantes, é frequentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis por causa de sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.

Estadão Conteúdo