fbpx

ES360

No ES, 147 mil pessoas não voltaram para tomar 2ª dose de vacina

Subsecretário Reblin faz um apelo para que as pessoas que já estão em tempo de tomar a segunda dose do imunizante marquem a dose de reforço

Publicado

em

Vacinação contra a covid-19

Vacinação contra a covid-19

Para estar com a imunização completa contra a covid-19, é necessário receber duas doses dos imunizantes Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, disponibilizados pela campanha de vacinação do governo do Espírito Santo. Até o momento, 147 mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose, alerta o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por isso, o subsecretário faz um apelo para que as pessoas que já estão em tempo de tomar a segunda dose do imunizante marquem a dose de reforço. “A segunda dose é a que consolida de fato a imunização. Por isso, esse apelo é fundamental para adquirir a imunidade, inclusive a indireta”, diz.

Antecipação da Pfizer

Outro assunto tratado foi sobre a antecipação da segunda dose da Pfizer. No sábado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que vai ar a aplicar o intervalo de 21 dias entre a primeira e segunda dose do imunizante. Já o secretário de Saúde, Nesio Fernandes, diz que na avaliação do governo do estado a antecipação da vacina deve ser de oito semanas.

“Prazos menores podem não ser adequados a um bom desempenho do sistema imune. Essa posição foi apresentada hoje (16) e devemos a partir das próximas pautas falar sobre antecipação da segunda dose”, explica.