ES360
No ES, 147 mil pessoas não voltaram para tomar 2ª dose de vacina
Subsecretário Reblin faz um apelo para que as pessoas que já estão em tempo de tomar a segunda dose do imunizante marquem a dose de reforço

Vacinação contra a covid-19
Para estar com a imunização completa contra a covid-19, é necessário receber duas doses dos imunizantes Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, disponibilizados pela campanha de vacinação do governo do Espírito Santo. Até o momento, 147 mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose, alerta o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Por isso, o subsecretário faz um apelo para que as pessoas que já estão em tempo de tomar a segunda dose do imunizante marquem a dose de reforço. “A segunda dose é a que consolida de fato a imunização. Por isso, esse apelo é fundamental para adquirir a imunidade, inclusive a indireta”, diz.
Antecipação da Pfizer
Outro assunto tratado foi sobre a antecipação da segunda dose da Pfizer. No sábado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que vai ar a aplicar o intervalo de 21 dias entre a primeira e segunda dose do imunizante. Já o secretário de Saúde, Nesio Fernandes, diz que na avaliação do governo do estado a antecipação da vacina deve ser de oito semanas.
“Prazos menores podem não ser adequados a um bom desempenho do sistema imune. Essa posição foi apresentada hoje (16) e devemos a partir das próximas pautas falar sobre antecipação da segunda dose”, explica.
