Diversão
Rota da Pereveca: culinária alemã e muita aventura em Colatina
Localizada entre Boapaba e Baunilha, distritos de Colatina, a Rota da Pereveca revela um pouco da imigração alemã, com muita história e delícias culinárias

Pedra do Santinho, na Rota da Pereveca. Foto: Reprodução/Instagram/Rota da Pereveca
Você quer desbravar o Espírito Santo de uma forma um pouco diferente? Vamos sair do roteiro clichê e te mostrar uma nova rota de agroturismo. Localizada entre Boapaba e Baunilha, distritos de Colatina, a Rota da Pereveca revela um pouco da imigração alemã, com muita história e delícias culinárias. Também tem muita aventura nas pistas de voo livre e rapel da pedra do Boi.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
POR QUE PEREVECA?
A rota faz referência ao pão de origem alemã chamado de Pereveca (Birewegge). É recheado com banana assada, amendoim torrado, especiarias como cravo, canela, noz moscada e cachaça. O distrito de Baunilha é, atualmente, uma das únicas regiões no estado que produz esse pão.
A palavra “Pereveca” ou “Piraveca” é a pronúncia de “Birewegge”, que significa Pão de Pêra. A receita original era feita com frutas secas como pêra, figos e nozes. Ao chegarem aqui, os imigrantes não encontraram esses ingredientes e fizeram a substituição por banana assada e amendoim. O rum usado também foi substituído por cachaça.

Pão Pereveca. Foto: Reprodução/Instagram/@rotadapereveca
O QUE FAZER?
A primeira parada é na Blaser Produtos Caseiros, no Córrego Santinho. O local conserva casarões das famílias Nippes, Schneider, Blaser e Goldner. É possível conhecer um pouco da história da ocupação da região, experimentar e comprar produtos locais e ainda dá para experimentar uma deliciosa pereveca. Também é servido café da manhã, mas é necessário agendamento com antecedência no WhatsApp (27) 9 9934-5261.

Córrego Santinho na Rota da Pereveca. Foto: Reprodução/Instagram
No Apiário Goldner você vai adoçar ainda mais o seu eio com muitos produtos como mel, extratos de própolis, favo de mel e destilado de mel. Tudo produzido na região. E que tal aproveitar para também conhecer galinhas felizes? No Brumat’s Ovos Caipira, você compra ovos de galinhas livres.
No Viveiro Midzenti, os turistas encontram produtos artesanais, mudas de árvores da mata atlântica, frutíferas e ornamentais. Também é possível conhecer as abelhas sem ferrão. A próxima parada pode ser em Povoação de Baunilha. Você pode visitar o Sobrado da família Frassi, com museu da família e casa de ferreiro e a centenária Igreja de Santo Antônio.
Ainda na Rota da Pereveca você encontra cerveja artesanal no Cowboy Leader. Já o Restaurante Serafim é um lugar charmoso, para toda a família, onde você encontra comida boa no fogão de lenha.
No percurso, outro atrativo é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Córrego da Lage. Mais para frente tem a loja Delícias da Eliane, onde tem atividades cultuais e rapel na pedra do Boi.
Ver essa foto no Instagram
ONDE SE HOSPEDAR
Quem quiser se hospedar na Rota da Pereveca, uma ótima opção é o Sítio Vovô Arlindo, no Córrego Jacarandá. O local é uma pousada, com um cerimonial, também tem uma capela e área verde.
Também há a opção de se hospedar no Centro de Colatina. Há muitas opções de hotéis e pousadas no município.
