Diversão
Museu Homero Massena será reaberto após quatro anos
O espaço ava por obras de revitalização desde julho de 2018 e volta a receber o público na próxima semana

Museu Homero Massena, em Vila Velha. Foto: Adessandro Reis/PMVV
O Museu Ateliê Homero Massena poderá receber a visita do público no próximo dia 18 de fevereiro, às 18h30. Fechado desde julho de 2018 para obras de revitalização, a antiga casa do artista Homero Massena recebeu restauração de móveis e demais objetos do artista, como óculos, pincéis, cartas, livros e obras de arte. A partir do dia 19 de fevereiro, o museu, localizado na rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha, vai funcionar de terça a sexta, das 9 às 18h, com entrada gratuita.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Foram realizados melhorias no telhado, piso, paredes, pinturas e adequação para ibilidade das pessoas portadoras de deficiência. Durante o trabalho de restauração, outras obras de Homero foram descobertas e também revitalizadas para exposição. Com a reabertura ao público, a casa terá lançamentos literários, exposição de fotos, documentos e desenhos do artista.
Homero Massena
Nascido Barbacena, Minas Gerais, o artista era filho de capixabas e ou quase sua infância em Vila Velha. Aos 15 anos, Homero descobriu sua vocação e fez os cursos de pintura, urbanismo e decoração na Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Além disso, estudou pintura na Europa, na Academia Julian, em Paris.
Chegou a estudar odontologia no Rio de Janeiro e a trabalhar como jornalista nos jornais A Batalha, O País, Jornal do Comércio e A Tarde. Foi também prefeito da cidade de Bonfim, em Minas Gerais. Na década de 50, foi convidado pelo governador do Espírito Santo da época, Jones dos Santos Neves, para dirigir a Escola de Belas-Artes do Estado, quando ou a morar na casa onde hoje está localizado o museu.
Homero Massena trouxe a técnica impressionista para o estado e é uma das maiores referência para os artistas capixabas.
