Dinheiro
Telefonia, energia e bancos são campeões de reclamações no ES
Vivo, EDP e Bradesco aparecem nesta ordem na lista das empresas mais reclamadas, de acordo com o Procon Estadual

Celular. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para a surpresa de ninguém, operadora de telefonia móvel se “destacou” neste ranking do mal. Vivo, EDP e Bradesco aparecem nesta ordem na lista das empresas mais reclamadas no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES).
A Vivo, com 1.634 ocorrências, lidera com certa folga a lista do acumulado de 2020. O top 3 é completado ainda pela EDP, com 1.067 reclamações em segundo lugar, e pelo Banco Bradesco, com 817 queixas. As principais queixas são cobrança indevida, multa por cancelamento sem fidelização contratual e descumprimento de contrato.
O Procon-ES ressalta que as reclamações sobre a EDP são acerca de multas por consumo irregular e lavratura de TOI (Termo de Ocorrência de Irregularidade), mas sem apresentar comprovação incontestável. E também houve aumento da conta de energia, só que, nesses casos, ligado ao consumo que também subiu pelo fato de as pessoas terem ado mais tempo em casa, devido à necessidade de distanciamento social por causa da pandemia, e por força das bandeiras tarifárias de energia.
De todos os atendimentos registrados pelos Procon-ES, uma parcela é tratada por meio de processos istrativos. Procedimento adotado quando não se obtém êxito em uma tentativa preliminar de solução da demanda ou quando há prática reincidente de algum fornecedor em determinado problema. 80% das reclamações são resolvidas pelo próprio órgão. Apenas 20% delas são solucionados em acordo.
Como reclamar?
O registro de reclamação deve ser formalizado pelo App Procon-ES (Android) ou pelo e-mail [email protected]. Importante informar os dados completos do titular como nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail para contato e anexar cópia dos documentos pessoais (RG, F) e dos documentos que comprovem a relação de consumo como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, boletos, contratos, dentre outros para que a empresa seja notificada.
No WhatsApp Tira-Dúvidas Procon-ES, o consumidor vai receber orientações sobre os seus direitos de forma rápida e prática. Pelo aplicativo, é possível enviar denúncias, consultar o andamento de reclamações abertas e esclarecer dúvidas sobre produtos adquiridos e serviços contratados, como problemas com energia elétrica, água, telefonia celular e fixa, internet, TV por , plano de saúde, defeitos em produtos, empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, crediário em lojas e outros problemas relacionados ao consumo.
Para ser atendido, o consumidor deve ter instalado o aplicativo WhatsApp no seu aparelho celular e salvar o número telefônico do Procon-ES (27) 3323-6237 na sua agenda de contatos. Os atendimentos serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17 horas, exceto feriados.
