fbpx

Dinheiro

Motorista sem toxicológico poderá receber multa automática

Condutores que não fizerem o exame até 30 dias após o prazo serão multados automaticamente

Publicado

em

seguro carro; ipva; multa;

Toxicológico é obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D e E. Foto: Agência Brasil

Motoristas profissionais precisam redobrar a atenção a partir de 1º de julho no Espírito Santo. O Detran|ES alerta que entrará em vigor a chamada “multa de balcão”. A penalidade será aplicada automaticamente a quem não realizar o Exame Toxicológico periódico, exigido para carteiras C, D e E.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é gravíssima. A multa custa R$ 1.467,35 e soma sete pontos na CNH. Além disso, não é necessário que o motorista seja parado por um agente. Após 30 dias de atraso, a penalidade é lançada diretamente no sistema.

A validade do exame pode ser conferida no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Também é possível consultar pelo site da Senatran. O motorista deve procurar um dos laboratórios credenciados para realizar o procedimento. A lista completa está no site do Detran|ES.

Para que serve o exame toxicológico?

O teste detecta substâncias psicoativas consumidas nos últimos 90 dias. São utilizadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. A legislação exige resultado negativo para emitir ou renovar a CNH nas categorias mencionadas. Condutores com menos de 70 anos devem repetir o exame a cada 2 anos e 6 meses.

Caso o teste dê positivo, o condutor fica suspenso por três meses. O sistema bloqueia automaticamente o direito de dirigir. Para voltar a conduzir, será preciso apresentar um novo exame com resultado negativo.

Outras penalidades previstas

Além da multa de balcão, o CTB prevê punições mais severas em casos de reincidência. Se o motorista repetir a infração em até 12 meses, a multa dobra: R$ 2.934,70. Ele também poderá ter a CNH suspensa. Dirigir mesmo após resultado positivo no exame gera as mesmas penalidades.

*Com informações do Detran|ES.