fbpx

Dia a dia

VÍDEO | Chutes e acusações durante briga entre deputados

Ocorrências de agressão aconteceram no final do corredor das comissões da Câmara, uma área com grande fluxo de políticos e assessores

Publicado

em

Deputado Glauber Braga foi o principal envolvido na discussão. Foto: Reprodução

Deputado Glauber Braga foi o principal envolvido na discussão. Foto: Reprodução

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) tomou a iniciativa de remover à força da Câmara dos Deputados um membro do Movimento Brasil Livre (MBL), identificado como Gabriel Costanaro. Posteriormente, Glauber Braga também se envolveu em um tumulto físico com o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As ocorrências de agressão aconteceram no final do corredor das comissões da Câmara, uma área com grande fluxo de políticos e assessores. Glauber alegou que Costanaro havia insultado alguém e que uma discussão acalorada havia ocorrido entre eles. Consequentemente, ele optou por remover o ativista utilizando empurrões e até um chute.

A discussão prosseguiu no estacionamento após o incidente. Mais tarde, ao retornarem à Câmara, o grupo foi conduzido ao Departamento de Polícia Legislativa, onde uma nova discussão teve início envolvendo Kim Kataguiri.

Na gravação, é possível ouvir Glauber referindo-se a Kim como “defensor do nazismo”. Kim então solicita que Glauber repita a frase, sugerindo que poderia utilizar a gravação em um eventual processo. “Repete isso”, solicitou Kim.

Logo depois, Glauber reclama da presença do outro integrante do MBL, identificado como o ativista de direita e youtuber Gabriel Costenaro. Glauber reclama que o ativista o desrespeitou.

“Toda vez que encontrar marginais do MBL, vierem querer intimidar…”, disse Glauber. E em seguida, Kataguiri respondeu, “Mentiroso. Ninguém está te intimidando.”

Em comunicado, Glauber afirmou que o ativista havia proferido insultos contra uma pessoa. Braga acusa Costanaro de buscar conflitos com membros do PSOL como uma estratégia para obter engajamento político. Costanaro é pré-candidato a vereador pelo Rio de Janeiro.

“Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra fascista de MBL!”, escreveu.

Kim afirmou que entrará com representação no Conselho de Ética contra Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar.

“Vamos ingressar não apenas com processo judicial para que ele responda pelo que ele disse, mas com representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do deputado, porque é absolutamente inaceitável um parlamentar expulse e agrida um cidadão comum que veio aqui conversar com parlamentares com os quais simpatiza.”