fbpx

Dia a dia

Van escolar: transporte sem autorização cresce em 50%

Veículos também precisam de vistoria de segurança a cada seis meses. Em Cariacica, van envolvida em acidente tinha duas vistorias vencidas

Publicado

em

Transporte escolar

Entre janeiro e junho de 2018, 31 infrações foram registradas a motoristas sem autorização de transporte escolar na Grande Vitória. Neste ano, 47 multas já foram aplicadas. Foto: Chico Guedes

O número de motoristas flagrados sem autorização para conduzir transporte escolar na Grande Vitória aumentou 51% neste ano. De janeiro a junho de 2018, 31 infrações foram registradas, sendo que neste ano os casos subiram para 47. Os dados foram divulgados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além da autorização para transportar crianças, os veículos precisam de vistorias de segurança a cada seis meses. Mas nem sempre os motoristas que fazem esse tipo de serviço cumprem as exigências. É o caso do transporte escolar envolvido em um acidente na última quarta-feira em Cariacica. O condutor do veículo perdeu o freio na subida de uma ladeira e acabou batendo em um poste. Três crianças chegaram a ir para o hospital.

O diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, disse que o veículo estava com duas vistorias vencidas e, no local, a Polícia Militar identificou que o IPVA também estava vencido. Segundo ele, uma mudança na legislação endureceu as regras para transporte escolar irregular. “A multa ou de grave para gravíssima e foi multiplicada por cinco, ando de R$ 195 para R$ 1.467. A lei determina ainda a apreensão do veículo”.

Fiscalização será intensificada em agosto

O Detran é hoje o órgão responsável pelas fiscalizações e regularização de transporte. Na volta às aulas, em agosto, o órgão pretende intensificar as operações voltadas para transporte escolar.

Nas operações do início do ano, 176 veículos foram abordados e 112 autuações foram feitas na Grande Vitória e no interior. Atualmente, 3.574 veículos estão em situação irregular junto ao Detran.

Em cidades onde o trânsito é municipalizado, esse tipo de transporte também é alvo de fiscalização das guardas municipais. As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica informaram que autuam esse tipo de veículo de forma geral, verificando infrações como uso do cinto de segurança, uso de celular, estacionamento proibido, entre outros.

Como identificar se o transporte é regular

Características: É regular um veículo caracterizado com as faixas horizontais, ter placa vermelha e fazer inspeção de segurança a cada seis meses e com condutor autorizado.
Verificação: Pode ser feita pelo celular a partir de um QR Code que fica fixado no para-brisa do veículo. Ao ser capturado, leva a um site com as informações do veículo, incluindo a validade da autorização.