Dia a dia
Vacina italiana pode ser testada em 30 mil pessoas no Espírito Santo
A confirmação da negociação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19)

Vacina contra covid-19. Foto: Piyapong Sayduang/Pexels
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em fase avançada do ensaio clínico, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo laboratório ReiThera, com sede em Roma, na Itália, pode ser testada em 30 mil capixabas. A confirmação da negociação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19).
O secretário destacou que o governo do Estado não avançou em algumas negociações por impedimento do governo Federal. “Seguimos com diversas negociações. Inúmeras foram descartadas pois se tratavam de golpistas. Outros acordos feitos com alguns laboratórios por parte do governo federal, proibiram que laboratórios negociassem com estados. Dentro do acordo que o governo federal estabeleceu com diversos laboratórios, esteve a posição de que esse laboratório devesse interromper a negociação com estados e municípios”.
Apesar dos impedimentos, o governo negocia com o laboratório ReiThera. O secretário esclareceu que é possível que os testes da fase 3 da vacina italiana sejam feitos no Espírito Santo. A proposta é imunizar 30 mil capixabas com as doses italianas. Porém, a negociação ainda está em andamento e depende de medidas istrativas.
Vacina italiana
Denominados “Covitar”, os testes de Fases 2 e 3 do imunizante receberam a autorização da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e foram avaliados positivamente pelo Comitê de Ética do Instituto Spallanzani, maior referência em doenças infecciosas no país.
“A Fase 2/3 começa graças aos resultados da Fase 1, que demonstraram que uma única istração de GRAd-COV2 foi bem tolerada e gerou anticorpos neutralizantes e linfócitos T contra a proteína spike de maneira comparável nas duas cortes de adultos e idosos”, diz o comunicado da empresa.
