fbpx

Dia a dia

TCES encontra goteiras, rachaduras e até esgoto em escolas do ES

A vistoria está sendo feita em 42 escolas localizadas no Espírito Santo

Publicado

em

Na escola de ensino infantil Maria Goretti Coutinho Cosme foi encontrado esgoto e infiltração no teto. Foto: Divulgação (TCES)

Os auditores do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) encontrou uma série de irregularidades em escolas do Espírito Santo e que colocam em risco a vida dos estudantes. A fiscalização faz parte da Operação Educação, que será feita em 42 estabelecimentos de ensino.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com os dados disponibilizados no portal do TCES, nas escolas já visitadas foram encontradas janelas quebradas, pintura danificadas, infiltrações, goteiras, cadeiras enferrujadas, além de paredes com mofo, infiltração e rachaduras.

No Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Maria Goretti Coutinho Cosme, em Vitória, os fiscais encontraram teto com infiltração, goteiras em rampas de o, banheiros sem papel e vazamento de água e esgoto em local sem circulação de pessoas.

Os fiscais do TCES encontraram infiltração e mofo na escola Gomes Cardim. Foto: Divulgação (TCES)

Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Cardim, também em Vitória, foram encontrados vidros de janelas quebrados e pinturas danificadas, além de portas fora do tamanho adequado.

Das escolas visitadas até esta terça-feira (25), os auditores encontraram inadequações em 46,4% dos estabelecimentos; em 77,8% não há auto de vistoria do Corpo de Bombeiros no prazo de validade e quase 60% delas não possuem biblioteca.

A Operação Educação termina na quarta-feira (26). Nas visitas, estão sendo checados 193 itens com a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também são examinados aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.

Ao todo, a operação será realizada em 26 municípios capixabas. As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.

O que diz a prefeitura de Vitória:

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) informa que estão em execução R$ 108 milhões em investimentos na infraestrutura física das unidades de ensino de Vitória. São oito novas sedes de escolas em construção, reforma elétrica e climatização já entregue em quatro unidades de ensino e mais sete em andamento, além de reformas, serviços de reparo e manutenção executados nas 103 unidades de ensino da capital desde 2021.

Na unidade de ensino específica, a Seme informa ainda que já foram executadas intervenções, somando R$ 125 mil em investimentos, especialmente entre o final de 2022 e início de 2023, como: reforma de banheiros, reforma do pátio e recuperação pontual do telhado. A Seme destaca ainda que todas as necessidades de intervenções em infraestrutura, inclusive troca completa de telhado, já foram mapeadas e planilhadas, com previsão de execução da reforma no decorrer do segundo semestre de 2023.

O que diz o Governo do Estado:

A Secretaria da Educação (Sedu) informa que a escola está com obras de reforma em andamento, contemplando diversas intervenções como a troca de esquadrias e portas, reforma de ampliação da cozinha, dos banheiros para atendimento a ibilidade, adequação de toda área istrativa, pintura de toda a escola, adequação do o principal para ibilidade e manutenção das instalações elétricas, dentre outras melhorias. A construção da área esportiva está em estudo.