Dia a dia
Taxa de ocupação dos leitos infantis é 59% menor que a de adultos no Espírito Santo
A taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos está em 25% da capacidade total dos hospitais

UTI do Jayme dos Santos Neves. Foto: Governo do Estado
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ocupação dos leitos de UTI infantis é 59% menor que a de adultos no Espírito Santo. Em Vitória, são seis leitos disponíveis no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. Quatro deles estão ocupados. Já no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim, não há pacientes internados nos dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva. A taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos está em 25% da capacidade total. Os dados foram atualizados no Covid-19 atualizado nesta terça-feira (16) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
Os dados sobre os leitos destinados às crianças são importantes porque compõem o cálculo geral da oferta de vagas para pacientes de covid-19 no estado. Se essa ocupação ultraar 90% dos leitos disponíveis, o governo vai decretar lockdown, determinando uma série de restrições rígidas nas atividades econômicas e no isolamento social. Como os números relacionados aos leitos infantis são bem melhores que aqueles referentes aos adultos, eles “derrubam” a média geral do estado, que continua abaixo dos 90%, afastando a possibilidade de decretação de lockdown. Se não fossem os dados dos leitos infantis, a possibilidade de decretação de lockdown estaria bem mais próxima.
No Espírito Santo, a taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos está em 84%. Dos 638 leitos disponíveis, 536 estão ocupados. Seis hospitais já estão com lotação máxima nas suas UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) para pacientes com a covid-19. No Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, as 27 vagas estão ocupadas. Assim como Hospital Santa Mônica (19), em Vila Velha; o Hospital Evangélico de Itapemirim (17); Hospital Vila Velha (43); Hospital Rio Doce (8), em Linhares e Hospital Santa Rita de Cássia (5), em Vitória.
A região metropolitana tem o maior número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, com 83,89% – dos 478 disponibilizados, 401 estão em uso. A região Sul possui 81,25% dos leitos de UTI ocupados, enquanto a região Norte tem 79,49% e a Central com 73,53%.
