Dia a dia
Rússia diz que destruiu 74 instalações militares da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças militares da Rússia estão tentando Chernobyl

Aa Forças Armadas do país destruíram 74 instalações militares da Ucrânia, entre elas 11 bases aéreas. Foto: Gabinete do Presidente da Ucrânia
O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quinta-feira que as Forças Armadas do país destruíram 74 instalações militares da Ucrânia, entre elas 11 bases aéreas. O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, determinou que os soldados ucranianos sejam tratados “com respeito” e disse que os que entregarem suas armas receberão oferta para deixar a região por “corredores seguros”. A pasta ainda confirmou a perda de um jato de ataque Su-25 por “erro do piloto”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Chernobyl
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em sua conta no Twitter que as forças militares da Rússia estão tentando tomar a usina nuclear desativada de Chernobyl, localizada na fronteira ucraniana com Belarus.
“Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, afirmou o mandatário, em referência o desastre nuclear após a explosão de um reator da usina, então sobre o controle da União Soviética.
Segundo Zelensky, a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, foi avisada do fato. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, escreveu o presidente ucraniano. Com informações da Associated Press.
