Dia a dia
Polícia Federal prende seis pessoas por golpes na Caixa Econômica
Os suspeitos enviavam e-mails para a Caixa Econômica Federal, se ando por órgãos públicos e solicitavam transferências de valores

Seis pessoas foram presas na Operação Fake Mail. Foto: Divulgação Polícia Federal
Seis pessoas foram presas na manhã desta quarta-fera (09) suspeitas de aplicarem golpes na Caixa Econômica Federal. As prisões foram realizadas pela Polícia Federal (PF) de Minas Gerais, em colaboração com a Superintendência da PF no Espírito Santo, a Diretoria de Inteligência Policial e a SEJUS. A operação batizada como Fake Mail, tem como objetivo desmantelar um grupo especializado em fraudes eletrônicas que age por meio da internet.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os policiais cumpriram seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram em várias cidades, incluindo Domingos Martins, Marechal Floriano, Vila Velha, Cariacica e Betim, em Minas Gerais. Todos os mandados foram emitidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte.
As investigações apontam que os suspeitos enviavam e-mails falsos à CEF. Esses e-mails, que se apresentavam como sendo de órgãos públicos, solicitavam transferências de valores para as contas dos suspeitos. Uma vez que esses valores eram creditados pelo banco, os criminosos realizavam uma série de transferências, distribuindo o dinheiro por diversas contas e instituições financeiras, numa tentativa de dificultar o rastreamento.
Os investigados podem receber penas, combinadas, podem alcançar até 11 anos de prisão, além de multas.
