fbpx

Dia a dia

O alto índice de letalidade em cidades do interior do Espírito Santo

Alto Rio Novo tem o maior índice, com 9,62% de óbitos registados em relação ao número de infectados. Os dados constam no Covid-19 atualizado pela Secretaria da Saúde

Publicado

em

Falha na plataforma do Ministério da Saúde gera subnotificação. Foto: Gerd Altmann/Pixabay

Letalidade do coronavírus. Foto: Gerd Altmann/Pixabay

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O avanço da pandemia está elevando fortemente os índices de letalidade pelo interior do estado. Seja por conta da subnotificação, seja pela gravidade da doença, os números são altos quando comparados com aqueles registrados no estado, no país e no mundo. Com taxa de 9,62%, Alto Rio Novo é o município do Espírito Santo com o maior índice de letalidade pela covid-19. Atualmente, o município, com uma população estimada de 7.934 habitantes, tem 52 casos confirmados e cinco mortes. O índice é bem maior que a média do estado, que é de 3,21%. Os dados constam no Covid-19 atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (10).

A situação de Alto Rio Novo se repete em outra cidades do interior do estado. Em Ibitirama foram 3 mortes e 42 casos, ou seja, um índice de letalidade de 7,14%. Em Mucurici, o índice é idêntico ao de Ibitirama, com E Mucurici tem 1 óbito e 14 registros da doença. A situação também é grave em Itapemirim: são 32 mortes em 586 notificações, uma taxa de 5,46%. Com 5,06% de letalidade, Alegre teve oito mortes em 158 casos diagnosticados.  E em Conceição da Barra, dos 88 infectados, 5 vieram a óbito, um índice de letalidade de 5,68%.

Caso o índice de Alto Rio Novo fosse alcançado pelo estado, o número de mortes registrado bem maior. Até o início da tarde desta sexta-feira, o Espírito Santo soma 60.009 casos confirmados e 1.929 óbitos. Se os 9,62% de letalidade valesse para esse número de casos, teríamos 5.772 mortes pela covid-19.

No Brasil, o estado com a maior taxa de letalidade é o Rio de Janeiro, com 9%. O índice é superior ao de vários outros países. Estudo do Observatório Fluminense da Covid-19, caso o Rio fosse um país, o estado já teria ultraado a Alemanha, a Itália e a França em números de contaminados por um milhão de habitantes. Segundo os pesquisadores da Uerj e UFRJ, o alto índice da relação número de mortes e casos confirmados no estado pode ser explicado pela baixa quantidade de testes realizados e uma grande subnotificação de casos. O patamar de 9% atingido pelo Rio e o de 9,6% de Alto Rio Novo é o dobro do alcançado pelos Estados Unidos, país com maior número de casos (3,1 milhões) e óbitos (133.746) no mundo. Nos EUA, a taxa de letalidade é de 4,6%.