Dia a dia
Moraes dá prazo para a PF ouvir Marcos do Val sobre golpe
O senador capixaba afirmou que foi coagido por Bolsonaro em um suposto plano de golpe

Marcos do Val afirma que foi coagido pelo Bolsonaro sobre um plano de golpe. França/Agência Senado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a Polícia Federal a ouvir o senador capixaba Marcos do Val (Podemos) sobre a denúncia de um suposto golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A decisão foi tomada após declaração de Do Val de que Bolsonaro tentou coagi-lo a apoiá-lo para dar um golpe de Estado. Segundo o ainda parlamentar, a investida foi recusada e prontamente denunciada por ele.
Em sua decisão, o ministro afirma que a denúncia precisa ser apurada com ampla investigação.
“Conforme amplamente noticiado, o senador divulgou em suas redes sociais ter recebido proposta com objetivo de ruptura do Estado Democrático de Direito, circunstância que deve ser esclarecida no contexto mais amplo desta investigação”, escreveu Moraes.
Marcos do Val, eleito em 2018 com 863 mil votos para um mandato de oito anos (2019-2027), não deu mais nenhum detalhe sobre o que teria sido essa pressão do ex-presidente sobre o tema.
Estão na mira dessas investigações o ex-presidente, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e autoridades que atuaram ou se omitiram durante a investida golpista.
No caso de Bolsonaro, a PF mira os autores intelectuais dos ataques e o depoimento de Marcos do Val pode fortalecer as suspeitas de que as seguidas investidas golpistas do ex-presidente contribuíram para os ataques.
O ex-presidente está nos Estados Unidos e não se manifestou até o momento sobre as afirmações do senador.
Com informações da Folha de São Paulo.
