Dia a dia
Governo estuda agilizar pagamento de pedágio na Terceira Ponte
O objetivo é fazer com que os motoristas em pelas cabines de forma mais rápida e melhores a fluidez do trânsito

Pedágio da Terceira Ponte, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto
Quem utiliza a Terceira Ponte todos os dias já sabe que o trânsito fica agarrado principalmente na Praça do Pedágio, no sentido Vila Velha – Vitória, onde existe a cobrança. A demora na agem acontece principalmente devido às formas de pagamento que são utilizadas pelos motoristas como Pix, cartão de crédito e débito.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esse processo, muitas vezes, acaba demorando e afetando a fluidez do trânsito. O secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, reconheceu o gargalo e afirmou que após o Governo assumir a gestão da via, irá estudar formas de solucionar esse problema.
“Existem muitas formas de modernizar o sistema de pagamento do pedágio. Agora precisamos assumir e tomar as medidas cabíveis para reduzir esse congestionamento. Temos que entender também porque a população não adere à via expressa, o que a gente pode fazer para modernizar e melhorar o o ao pedágio”, afirmou.
Ouça o áudio na íntegra
A declaração foi dada durante entrevista à Rádio BandNews ES na última quarta-feira (6). Em sua participação, o secretário também respondeu questionamentos sobre como fica a situação da Terceira Ponte após o fim do contrato com a Rodosol, que termina no dia 22 de dezembro.
O pedágio para os motoristas será mantido, mas o valor será definido somente após a conclusão de um estudo que está sendo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O trabalho deve ser divulgado nos próximos dias.
“O valor pode ser próximo ou inferior ao pedágio atual, mas não é um valor superior porque boa parte da manutenção veio para o caixa do Governo e será coordenado pelo DER (Departamento de Edificações e Rodovias)”, explicou.
