Dia a dia
ES registra 76,59% da ocupação dos leitos de UTI de covid
Dos 692 leitos, 530 estão com pacientes em estado grave ou gravíssimo da doença; situação mais crítica é a da região Central, com 81,16% de ocupação

UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Após o Espírito Santo registrar uma nova queda no número de casos da covid-19, o índice de ocupação de leitos de UTI para a doença começa a dar sinais de alerta. Nesta quarta-feira (3), o Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 76,59% das UTIs estão em uso. Dos 692 leitos, 530 estão com pacientes em estado grave ou gravíssimo da doença.
> Primeiro paciente transferido de Santa Catarina chega ao ES
Somente na região Metropolitana, 361 dos 465 leitos de UTI para a covid-19 estão ocupados, o que representa 77,63% do total de leitos existentes. A situação mais crítica é a da região Central, com 81,16% de ocupação. Das 69 UTIs existentes, 56 estão em uso. O menor índice é o da região Norte, que registra 71,43% de ocupação de UTIs.
Em fevereiro, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, alertou sobre o risco da queda de internações ser interrompida devido à desobediência da população aos protocolos de distanciamento social e à própria sazonalidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que vai de março a abril.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trabalha para a ampliação de mais 60 leitos de UTI em hospitais da rede estadual até o dia 15 de março. A previsão é que até abril o estado conte com um total de 900 UTIs exclusivas para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus.
