fbpx

Dia a dia

ES inicia processo de compra das câmeras para fardas de policiais

O modelo de câmeras deve ser o mesmo já adotado pelos policias penais que atuam em presídios do ES

Publicado

em

Câmeras já são utilizadas por policiais penais desde fevereiro deste ano. Foto: Divulgação (Governo do ES)

O uso de câmeras em fardas de policiais militares no Espírito Santo está mais perto de sair do papel. O governo capixaba informou que já deu início aos processos necessários para abrir a licitação para a compra dos equipamentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A proposta ganhou força principalmente após cinco policiais terem sido presos por participação em uma ação que terminou com o assassinato de um adolescente de 17 anos em Pedro Canário, no norte do estado, em março deste ano.

O modelo de câmera que será utilizado nas fardas de policiais militares e civis durante as abordagens de rotina no patrulhamento já foi definida. Os detalhes não foram informados, mas o Coronel Douglas Caus, Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, já declarou que seria um equipamento resistente.

“Nós buscamos os equipamentos com uma melhor eficiência. Não pode acontecer o que ocorreu em outros estados, de comprar um equipamento que quebra, que não tenha capacidade de armazenamento suficiente. Tem que comprar bem, porque é dinheiro público que estamos gastando”, frisou o coronel Caus na ocasião do crime em Pedro Canário.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no momento, o processo se encontra em fase de elaboração de termo de referência para início da licitação.

“A Sesp ainda ressalta que a Polícia Militar do Espírito Santo criou, em junho desse ano, uma Comissão de Implementação das Câmeras Corporais, sob coordenação direta de um coronel, no sentido de estudar todos os pontos relativos ao uso da tecnologia, como definição do melhor modelo, dos custos de utilização, definição de quais unidades irão usar, entre outros fatores”, disse a secretaria.

Veja a nota na íntegra da Sesp: 

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretaria de Estado de Governo, informa que já iniciou os processos de aquisição das câmeras corporais que serão utilizadas nas fardas dos integrantes das forças policiais do Estado. No momento, o processo se encontra em fase de elaboração de termo de referência, para início da licitação.

A Sesp ainda ressalta que a Polícia Militar do Espírito Santo criou, em junho desse ano, uma Comissão de Implementação das Câmeras Corporais, sob coordenação direta de um coronel, no sentido de estudar todos os pontos relativos ao uso da tecnologia, como definição do melhor modelo, dos custos de utilização, definição de quais unidades irão usar, entre outros fatores.