fbpx

Dia a dia

ES inicia a vacinação dos profissionais da Educação

Nesta primeira etapa serão imunizados professores de 50 a 59 anos da rede básica. Na sequência, serão contemplados os demais trabalhadores

Publicado

em

Débora Cristina Marques de Moraes, 50 anos, foi a primeira professora imunizada no Espírito Santo. Foto: Reprodução

Débora Cristina Marques de Moraes, 50 anos, foi a primeira professora imunizada no Espírito Santo. Foto: Reprodução

O governo do Espírito Santo inicia nesta quinta-feira (15) a vacinação contra a covid-19 dos profissionais da Educação. Em um ato simbólico realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, seis educadores foram imunizados. A campanha terá sequência a partir da próxima semana, priorizando os professores de 50 a 59 que atuam no Ensino Básico e Superior das redes municipais, Estadual, Federal e particular de todo o estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A cerimônia contou com a participação do governador Renato Casagrande; os secretários da Educação, Vitor de Angelo; da Saúde, Nésio Fernandes; os reitores do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo), Jadir José Pela; da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), Paulo Sérgio Vargas; e sindicatos que representam a categoria.

Segundo Casagrande, a vacinação contará com o estoque de 5% da reserva técnica poupada até o momento pelo governo do Estado. A previsão, de acordo com ele, é que uma nova remessa de imunizantes chegue ao Espírito Santo nesta sexta-feira (16). “Certamente, pela quantidade de vacinas que chegará ao Estado amanhã, teremos perto de 5 mil destinadas aos professores”.

O detalhamento de como será feita a imunização foi feito na sequência pelo secretário da Educação. “A ideia é que a partir da semana da próxima semana, comecemos a vacinação em massa, sempre por faixa etária descendente, começando pela faixa etária de 59 anos dos professores da Educação Básica. Depois, faremos a vacinação dos demais trabalhadores da Educação Básica. E então seguiremos para os professores do Ensino Superior, voltando em seguida para os demais trabalhadores do Ensino Superior”, disse.

Ainda de acordo com de Angelo, os professores não terão que agendar a vacinação como os primeiros grupos prioritários contemplados. Um comitê coordenado pela Sedu com representantes da Ufes, Ifes, Sinepe (Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo) e Undime (União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo) criarão uma lista com os nomes dos profissionais contemplados em cada etapa da imunização.

“A Secont (Secretaria de Estado de Controle e Transparência) irá auditar e acompanhar esse processo. A lista, então, consolidada por essa comissão, será reada para a Sesa que irá remeter aos municípios com todos os dados sobre a vacinação, como dia, horário e local indicados”, explicou o secretário.

Confira o anúncio completo