Dia a dia
Enfermeira que debochou de vacina é demitida da Santa Casa
A profissional argumentou que estava apenas “exercendo o direito de liberdade de expressão como cidadã”

Enfermeira de Vitória debocha da vacina na internet e pode ter o registro cassado. Foto: Reprodução
A enfermeira Nathanna Ceschim foi desligada do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. A profissional confirmou a demissão na noite desta segunda-feira (25). Ela se tornou alvo de investigação após publicar em uma rede social vídeos em que aparece sem máscara no local de trabalho e, em outro momento, ironizando da vacina contra a covid-19. A profissional argumentou que estava apenas “exercendo o direito de liberdade de expressão como cidadã”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em vídeos publicados nos stories do Instagram, Nathanna frisa não ter cometido nenhum crime. “Eu estou com a consciência limpa. Não fui pega desviando ou desprezando vacina. Não joguei vacina fora. Não desviei verba da covid-19. Em nenhum momento do vídeo fiz campanha contra a vacina. Meu vídeo foi caseiro, eu estava dentro da minha casa, sem roupa de trabalho, não envolvi ninguém e nenhuma instituição. Eu apenas exerci meu direito de cidadã de expressar minha opinião, a famosa liberdade de expressão”, disse a enfermeira.
Ainda em vídeo publicado nos stories desta segunda-feira, a enfermeira leu bilhetes de pacientes e familiares agradecendo a atenção e os cuidados da profissional durante a internação em decorrência da covid-19. Ela ainda frisou que não debochou dos óbitos e nem dos contaminados pela doença. Divulgou um áudio em que desabafava com um amigo sobre as dificuldades enfrentadas durante os plantões.
“Aquela é a opinião que eu daria seja na praia, no bar ou em qualquer lugar que alguém ligasse uma câmera e me perguntasse o que eu achava da vacina. Mas quem sou eu para tirar a fé de quem tem fé na vacina? Eu não estou aqui para fazer campanha contra a vacina. A Nathana acha que mesmo tomando a vacina nós iremos ficar vulneráveis a pegar a doença devido à porcentagem de segurança que a vacina nos oferece e ponto final”, concluiu.
Nathanna atuava no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e foi imunizada contra a covid-19 na última terça-feira (19). Em vídeo, a profissional desdenhou da aplicação da vacina Coronavac. “Tomei por conta (sic) que eu quero viajar, não para me sentir mais segura. Porque uma vacina que dá 50% de segurança para mim não é uma vacina. Tomei foi água”, disse no vídeo.
O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória informou apenas que foram tomadas medidas cabíveis sobre o assunto e que não se manifestaria mais sobre. O Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros-ES) explicou que a enfermeira não é filiada ao sindicato, por isso, não podia dar detalhes sobre a situação.
Veja o vídeo
