Dia a dia
Congresso na Serra debate violência e valorização da mulher
No próximo sábado (25), na Primeira Assembleia de Deus de Laranjeiras, na Serra, será realizado o “Congresso Pérolas 2024”

Congresso na Serra traz tema sobre violência. Foto: Agência Brasil
Refletir sobre a violência contra a mulher e os direitos dela, proporcionar diálogo e troca de experiências entre mulheres de diferentes realidades e inspirá-las em suas jornadas de realização pessoal e profissional. No próximo sábado (25), na Primeira Assembleia de Deus de Laranjeiras, na Serra, será realizado o “Congresso Pérolas 2024”, com o tema “A jornada da mulher plena que brilha como pérola”. A previsão é que cerca de 200 mulheres participem dessa terceira edição do encontro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O congresso é gratuito e realizado pela Rede Plena e pelo projeto “Maria vai com as outras”, um grupo formado só por mulheres que acolhe, orienta e acompanha mulheres em situações de diversas violências.
PAINÉIS E PALESTRAS
O Congresso tem sua metodologia estruturada no processo de formação da pérola, sendo que cada fase corresponde a um :
1) A violação da ostra pelo corpo estranho ( O despertar da essência: reconhecendo a semente da mudança)
2) A importância do reconhecimento e do acolhimento da dor para o processo de transformação ( O abraço do grão: superando os desafios na formação da pérola)
3) A resiliência, a força e o brilho como resultado da transformação da mulher em sua individualidade e no encontro com o coletivo, formando um lindo colar de pérolas ( Encantamento sob as ondas: a jornada do grão ao brilho)
Haverá, ainda, duas palestras: “A dança das águas: a magia da jornada pessoal” e “Colar de conquistas: mulheres plenas e a joia coletiva”.
“A nossa proposta é levar também ao meio evangélico a reflexão sobre as diversas formas de violência que a mulher sofre. Muitas mulheres não têm o a esses tipos de informação, e é muito importante que as igrejas estejam conosco nessa luta, pois a violência não escolhe local”, explica a coordenadora do Congresso, Gracimeri Gaviorno, que é delegada e especialista em segurança pública.
> Abertas inscrições para evento sobre segurança pública
As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyCJRE_crZzphTbRxCozyA08unSFUd2yJ0bFlMjvTH0z_d3g/viewform?pli=1
“MARIA VAI COM AS OUTRAS”
Com mais de 100 mulheres, o projeto “Maria vai com as outras” completa dois anos em novembro e já conta com uma sede regional, em Aracruz. O grupo ou por uma formação, e as mulheres acolhedoras tiveram palestras com psicóloga, terapeuta, jornalista e as delegadas Gracimeri Gaviorno, coordenadora-geral do projeto, e Silvana Soeiro, da Delegacia da Mulher e da Criança de Linhares.
A formação abordou questões como a compreensão das diversas formas de violência doméstica, a confidencialidade de informações sobre as vítimas e exercícios práticos para promover empatia e compreensão.
