fbpx

Dia a dia

Como surgiu a comemoração de Dia das Mães? Entenda

Segunda data que mais movimenta o setor comercial no Brasil veio de celebrações da antiguidade

Publicado

em

Data móvel foi decretada no país por Getúlio Vargas. Foto: Freepik

O Dia das Mães se popularizou nos Estados Unidos, mas a origem é bem antiga. Ainda na Grécia e na Roma Antiga, cultos de adoração às divindades que representavam as mães eram realizados na época da primavera. Com o tempo, essa festividade foi crescendo até chegar na data comemorativa que é conhecida hoje.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Celebrada no quarto domingo da Quaresma, surgiu o Mothering Day, na Inglaterra, por volta do século XVII. Neste dia, os operários ganhavam folga para voltarem para casa e poder visitar as mães em meio a longos dias de trabalho.

Só foi no século XX que a celebração chegou nos Estados Unidos, ganhando maior visibilidade. Nessa época, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis havia criado o “Mothers Day Work Club”, um grupo que realizava campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil.

Em 1905, com o falecimento de Ann Maria, a filha Anna Jarvis seguiu os os da mãe, iniciou uma campanha para destacar a importância materna para a sociedade e conseguiu fazer com que esse dia fosse reservado para celebrar as mães. A data foi oficializada nove anos depois pelo então presidente Woodrow Wilson.

No Brasil

O  Dia das Mães chegou no país a partir de influências norte-americanas. A primeira comemoração foi realizada em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre (RS), promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

Anos depois, com a festividade sendo cada vez mais popularizada, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio.

Dessa forma, a partir de 1932, o Brasil ou a comemorar os sentimentos e virtudes do amor materno. Essa data foi muito influenciada pelo movimento feminista brasileiro e o sufrágio universal feminino, que eram temas de destaque na época.

No Brasil, assim como em outros países, o Dia das Mães é a segunda data com mais vendas, perdendo apenas para o Natal.

Em outros países

O Brasil segue a tradição de comemorar o Dia das Mães no segundo domingo de maio, assim como acontece nos Estados Unidos. Outros países como Dinamarca, Austrália, Uruguai, Malásia e Alemanha também celebram nesta data.

Entretanto, alguns países não seguem essa mesma linha. A Noruega, por exemplo, celebra no segundo domingo de fevereiro. Já na Argentina, o Dia das Mães é no terceiro domingo de outubro. A Rússia e a Sérvia utilizam o Dia Internacional da Mulher, em oito de março, para celebrar também a comemoração para as mães.