Dia a dia
Chuva no ES em dezembro pode ser volumosa como em 2013?
A meteorologista alerta ainda que os maiores acumulados são previstos para a segunda quinzena de dezembro, entre a semana do Natal e Ano Novo

Ruas alagadas em Iúna. Foto: Internauta
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Diante de tanta chuva nos meses de outubro e novembro no Espírito Santo, a população têm temido que a situação catastrófica de dezembro de 2013 volte a se repetir. Em outubro, o estado registrou a marca de 397,5mm de chuva, o segundo maior acumulado registrado desde 1992 para o mês, e quase o triplo da média climatológica.
O Climatempo ressalta que o mês de novembro não vai ser diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de chuva em Vitória de 230mm. Ainda na capital, a média climatológica gira em torno de 219mm.
Por isso, com a chegada do verão, estação onde normalmente são registrados os maiores acumulados de chuva no Sudeste, vem a preocupação que se repita o cenário de 2013. Na época, Vitória registrou um acumulado de 700mm de chuva, mais de 61 mil pessoas ficaram desabrigadas e 23 pessoas morreram.
A meteorologista do Climatempo Ângela Ruiz afirma que a expectativa ainda é de chuva acima da média no território capixabas, devido á temperatura da superfície do mar prórimo à costa mais alta, responsável pelo avanço mais lento das frentes frias e, consequentemente, pelo fluxo de umidade mais direcionado ao estado. No entanto, a chuva não deve se comparar ao ocorrido em 2013, uma vez que os modelos meteorológicos indicam volumes variando entre 300 e 400mm em todo o Espírito Santo.
Mesmo assim, devido às chuvas frequentes e volumosas das últimas semanas e as previstas para dezembro, todo cuidado é pouco em áreas de risco. O solo encharcado e os níveis dos rios elevados deixam as cidades em alerta para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas e transbordamento de rios e córregos.
A meteorologista alerta ainda que a primeira semana de dezembro será com chuva mais frequente, no entanto, os maiores acumulados são previstos para a segunda quinzena, entre a semana do Natal e Ano Novo.
