fbpx

Dia a dia

Atenção estudantes! Sisu divulga resultados nesta terça

Matrícula ou registro acadêmico deverá ser feito pelo candidato entre os dias 2 e 8 de março, na instituição para a qual foi selecionado

Publicado

em

Página do SISU 2023 na internet. Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Atenção estudantes, nesta terça-feira (28) será divulgada a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. Para ar é necessário realizar o no site oficial do processo seletivo com a sua conta Gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Inscrições para o Prouni 2023 começam nesta terça-feira

 

O período para fazer a matrícula ou o registro acadêmico acontece entre os dias 2 e 8 de março. A inscrição deve ser feita pela candidato na instituição onde foi selecionado. A instituição irá indicar, pelo edital, os dias, horários e locais para o atendimento aos candidatos.

A seleção de alunos é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São abertas vagas semestralmente para cursos de graduação em universidades públicas de todo o país, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

Lista de espera

Para quem não ou na primeira chamada, há uma chance para disputar uma vaga por meio da lista de espera. Quem tiver interessem deve se manifestar entre o prazo de 28 de fevereiro a 8 de março.

O candidato deve, nesse fase, selecionar apenas um entre os dois cursos escolhidos anteriormente. Dessa forma, ele assegura a expectativa de direito à vaga ofertada pelo Sisu. Nessa etapa a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Aquele estudante selecionado em uma das suas opções não poderá participar da lista. A publicação das vagas remanescentes é feita pelas próprias instituições de ensino.

Nesta edição do Sisu, são ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.